quarta-feira, 12 de novembro de 2014

HISTÓRIA DO PROTESTANTISMO NO BRASIL (resumo - continuação)

Cap. 27 – Nascida nos Estados Unidos em 1967, a Renovação Carismática Católica chega ao Brasil três anos depois

            Por meados de 1964 em Pittsburg, ao sudoeste do Estado da Pensilvânia, a Diocese que era chamada de casa maior por causa de sua estrutura, que contava com três andares e 23quartos. Doutra feita, existia também a casa menor, chamada de The Ark and the Dove (a arca e a pomba) que veio a se tornar a casa de retiro espirituais. Neste mesmo local, veio surgir em fevereiro de 1967, o Movimento Pentecostal na Igreja Católica, que logo depois veio a se chamar Renovação Carismática Católica (RCC).
            É inegável que esse avivamento espiritual sofrido por este movimento, tenha tido suas raízes à Universidade do Espirito Santo de Duquesne, em Pittsburg, que era administrada pela ordem missionária Padres do Espirito Santo, que em latim quer é traduzido da seguinte forma: Spiritus Est Qui Vivificat (é o Espírito quem vivifica).
            Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, um grupo de jovens e professores, reuniram-se com a intenção de buscar o derramamento do Espírito Santo, tinha em torno de 25 pessoas, o preparo foi feito de forma prévia, com leitura da Bíblia e cânticos de louvor e adoração, esse grupo consegui que houvesse o derramar do Espírito, porém tiveram muito cuidado para que a experiência pentecostal não provocasse debandada para as  igrejas protestantes, pois este tipo de fenômeno iniciou-se primeiramente nas igrejas protestantes que tinha já quase 70 anos de existência nos Estados Unidos, a preocupação deste grupo católico era tão grande que eles preferiram manter esses encontros com o máximo de sigilo, pois se reuniam com protestantes de diversas denominações, liam livros de autores protestantes e quem dirigia a palavra era uma senhora episcopal aos sábados que era por eles intitulado como o dia de pentecostes.
            Uma das estudantes que participava do grupo de católicos e protestantes, tomou a iniciativa de dizer que se a igreja católica dissesse a ela que a experiência que ela tivera nos dias dos encontros não era legítima, ela preferiria renunciar a essa experiência pessoal que deixar a Igreja católica. Esta mesma jovem foi a autora do livro Como um novo pentecostes, que relata a renovação carismática ocorrida na época desses eventos.
            A cada encontro a experiência espiritual dos que participavam desse grupo era mais forte e contagiante, alguns falavam em línguas e afirmavam sua fé em Jesus, porém, Bill Deigan que era estudante de psicologia e presidente do Chi Rho, e o capelão não abraçaram o movimento, com receio de ser mera emoção. Mesmo a maioria afirmando que o que ocorria ali era o batismo com o Espírito Santo.
            Mais adiante o movimento pentecostal, tomou conta também da outra universidade que ficava em Notre Dame em South Bend, no extremo Norte da Indiana, onde os pioneiros Gunnar Vingren e Daniel Berg, pioneiros da Assembleia de Deus Brasileira, receberam, em 1910 a revelação de que deveriam vir para o Brasil.
            Três anos após estes fatos, os americanos e jesuítas Harold J. Rahm, de 51 anos e Edward J. Dougherty, de 29, resolveram trazer para o Brasil a Renovação Carismática Católica, onde iniciaram seus retiros na cidade de São Paulo, onde depois mudaram o nome do movimento para Experiência de oração. Este trabalho desenvolvidos por esses dois padres no Brasil, logrou êxito, vindo dentro de pouco tempo a provocar um avivamento na Igreja Católica, restaurando a fé dos que tinham desistido de percorrer o caminho religioso fazendo-os voltar a igreja mediante trabalhos organizados em grupos que muitas vezes começavam nas residências dos fiéis.  
            Este movimento carismático católico, deu origem a outras formas de organizações dele derivadas, e no decorrer do tempo houve a expansão aos meios de comunicação como programas televisivos e de rádio. Além disso, houve um considerado aumento de paróquias e por consequência de fieis que adotaram este movimento carismático, calcula-se que hoje este número chegue a 8 milhões de carismáticos só no Brasil, sendo estes subdivididos em grupos que totalizam cerca de 60 mil. Este grupo não é o único grupo de renovação hoje no Brasil, mas ainda é o maior de todos.
            Não obstante, os protestantes veem com uma certa simpatia os carismáticos, pelo fato deles darem muita ênfase a Jesus, a leitura da Bíblia, a oração, ao louvor, a busca de dos espirituais e a evangelização. Porém, existe uma barreia que impede de os protestantes aceitar com inteireza os carismáticos, que é o fato deles ainda continuarem dando a Maria como mãe de Deus, mãe da igreja, esposa do Espírito Santo etc. Sob o argumento defendido pelo cardeal Suenens de que não se pode separar o que Deus uniu, fazendo menção a união de Maria com o Espírito Santo para que o verbo que é Jesus se fizesse carne, argumento este combatido pelos protestantes pentecostais e não pentecostais.
           
Cap. 28 – Edir Macedo abandona a umbanda e a loteria e funda a Igreja Universal do Reino de Deus

            Diferente dos líderes religiosos americanos e pentecostais, o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo mantem uma postura discreta. Tendo como informação de sua vida pessoal, o fato de  ele ser o quarto de ma família de sete filhos, nasceu em 1944 em Rio das Flores no Estado do Rio de Janeiro, vindo a morar na capital carioca aos 17 anos de idade, onde passou a trabalhar em uma loteria.
            O líder religioso após ter passado breve tempo na Umbanda, veio a se converter na Igreja da Nova Vida, em Botafogo, cujo pastor presidente era um canadense que se chamava Robert McAllister, um pentecostal aberto a usos e costumes que era ferrenhamente combatido na época.
            Segundo o presente livro analisado, não ficou muito claro o motivo pelo qual Edir Macedo e seu Cunhado R.R. Soares abandonaram a igreja do Botafogo e fundaram no dia 9 de setembro  de 1977, a Igreja da Benção , onde antes funcionava uma antiga funerária no bairro da abolição. Um ano depois o nome da instituição foi alterado para Igreja Universal do Reino de Deus que têm por sigla IURD, vindo a obter o seu registro legal.
            Algum tempo depois R.R. Soares e Miguel Ângelo separaram-se de Edir Macedo e fundaram a Igreja Internacional da Graça de Deus e a Igreja Cristo Vive, diante disso, Edir Macedo para melhor se dedicar a igreja decidiu sair do trabalho da lotérica, na época ele tinha 33 anos.
            Diferente da grande maioria das igrejas pentecostais, a Igreja Universal é totalmente brasileira, por influência da Igreja Católica, segundo consta neste livro, Edir Macedo se auto intitulou, Bispo, adotando assim o modelo episcopal no ano de 1981 juntamente com o seu auxiliar Augusto Lopes que veio iniciar o trabalho da Universal no estado de São Paulo, vindo posteriormente a ser eleito deputado federal no ano de 1986 pelo partido PTB Do Rio de Janeiro, sendo este o primeiro pastor evangélico a assumir este posto político no Brasil.
            Depois de inaugurada a Igreja Universal, Edir Macedo morou quase  três anos nos Estados Unidos, de 1986 a 1989 onde posteriormente transferiu a sede da igreja para São Paulo, depois dessas mudanças Edir Macedo começou a se projetar politicamente para a compra da TV Record, elegeu deputados federais e estaduais ligados a instituição religiosa, segundo consta no livro ora em comento, existe a pratica comum na Universal de retirada de pastores, como no caso de R.R. Soares e diversos outros, alguns vieram a se rebelar contra o líder religioso, mostrando-se evasivos quanto a direção a ser tomada no controle das decisões da igreja.
            No ano de 1994, dezessete anos depois de fundada a Igreja Universal, existia mil igrejas, 2.700 pastores e um milhão de membros, onde a maior parte de suas congregações se situava no Brasil, Portugal, Angola, EUA e países da América Latina. Dentre diversas coisas combatidas pelos tradicionais, estão as curas, o exorcismo, as línguas entranhas e sobre tudo a teoria da prosperidade, que teve a Universal como porta de entrada no Brasil, ao lado do seu cunhado R.R. Soares e sua Igreja e da Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno (Adhonep). A origem da teoria da prosperidade esta nos Estados Unidos, onde é chamada de Health and Wealth Gospel (Evangelho da saúde e da opulência) esta doutrina ensina a prática da afirmação positiva, que depois de feitas orações, devem ser oferecidas ofertas de sacrifício (além do limite das poses).
            Apesar do autor deste livro discordar completamente da teoria da prosperidade, ele pontua que a pratica existente na Universal de aconselhar as pessoas a buscarem a in dependência financeira é algo bom, defendendo ainda que a Igreja Universal é uma verdadeira distorção do que ele defende como “verdadeiro evangelho”.
            Destaca ainda que Edir Macedo por não obedecer a uma serie de regras religiosas, acaba por anunciar o evangelho de Jesus a sua maneira, critica ainda que ele diz que Jesus é Senhor e ensina uma radical mudança de vida, Paul Freston que conhece bem a Universal diz que este igreja é uma mistura de igreja pentecostal com agência de cura divina, pois une as preocupações da vida pessoal com demanda espiritual referentes a salvação. Segundo o autor deste ensaio, a natureza sui generis da Universal encontra-se no fato de o seu líder, o Bispo Edir Macedo, ser além de bispo, empresário, cita ainda que Edir, não esconde que mora em palácios, que utiliza carro do ano pra se locomover, além de ser dono de emissora de televisão, radio, gráficas, jornais, construtora, templos, banco e time de futebol, afirma que talvez ele esteja querendo imitar o time aleluia, da igreja coreana.
            Edir Macedo ao citar que já vivemos a pregação protestante com Lutero, a pregação avivalista com João Wesley e agora temos que sair da mera pregação carismática para a pregação plena, este se afirma teologicamente falando. Segundo Paul Freston, a pregação defendida por Edir Macedo como plena fica tipificada pela seguinte lógica, que Jesus salva, batiza com o Espírito Santo, mas também antes de tudo, liberta as pessoas da opressão do diabo.
            O deslumbramento da Universal é a cura e a prosperidade, e isso a diferencia das demais igrejas pentecostais já analisadas neste trabalho, sendo uma igreja relativamente nova, acredita o autor que ela ainda está em processo de observação. A igreja é composta de um sistema hierárquico, onde os membros e obreiros se sujeitam ao pastor, sendo estes assalariados e aqueles não.
            Com relação a leitura da Bíblia essa é encorajada, como também, a leitura de livros editados pela própria denominação, situação essa que o autor deste livro compara com a obscuridade ocorrida na igreja católica, praticada esta obscuridade também pela Igreja Congregação Cristã, por distribuir apenas bíblias e hinários aos seus fiéis.

Cap. 29 – Pentecostais e históricos precisam tomar cuidado com o joio no meio do trigo

            Na cidade Topeka situada nos Estados Unidos, em meados do século 20, começou a surgir uma instituição bíblica, que mais adiante veio a se espelhar por outras cidades americanas e por consequência ao mundo. Este instituto para chegar em todo o mundo, teve que contar com diferentes denominações religiosas pentecostais, a exemplo da Assembleia de Deus, da Congregação Cristã e da Igreja Quadrangular. Até a renovação carismática católica que veio a se formar cerca de 67 anos depois.
            O crescente número de igrejas pentecostais segundo Elben M. Lenz César, é de causar muita estranheza, chegando até mesmo a relacionar esse crescimento a um escândalo, devido a multiplicidade de diferenças existentes entre essas denominações, uma vez que a ideia central do evangelho seria recobrar o chamamento ao batismo do Espírito e de seus dons.
            Além de sua notória estranheza a estes fatos, o autor deste livro ainda critica igrejas como a Universal, Internacional da Graça e Cristo Vive, situando-a no campo da grave carnalidade, pois segundo ele, estas denominações acabam por trocar o que pregam sobre os frutos do espírito pelo que chama de obras da carne.
            Paralelo a esta crítica, menciona a importância da redescoberta da pessoa e da obra do Espírito na era pentecostal, ele coloca isso como algo positivo e pontua como espúrio a aparição mais acentuada dos dons como o batismo com o Espírito Santo, glossolalia, curas, expulsão de demônios, sinais e maravilhas que não se via ou até se evitava em meio as instituições históricas que os frutos do Espírito.
            O grande problema é que existe uma grande mistura entre o autêntico e o não autêntico, pois aquele adviria da natureza divina e este da natureza estragada do homem, ou mesmo do próprio diabo, que transforma-se em anjo de luz para enganar os servos de Deus (2Co11.14).
            Por isso deve-se praticar a oração para que mortifique a carne, e essa necessidade é tanto de pentecostais quanto de históricos, devendo existir no rol de coisas reprováveis destes os meios e recursos de busca de esse tirar vantagens pessoais ou denominacionais se utilizando da intepretação dos dons espirituais.

Cap. 30 – O Brasil deixa de ser campo missionário para ser agência missionária

            O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o presidente da Associação Evangélica Brasileira (AEVB) podem em sã consciência tonar suas palavras as de Paulo aos romanos: “Agora não tenho já campo de atividade  nestas regiões” (Rm 15.23)?
            Conforma aponta a história, o apóstolo Paulo foi um dos principais colaboradores da disseminação do evangelho ao lado de outros personagens como Barnabé, Silas, Timóteo, Lucas e outros mais. Este trabalho de evangelização iniciado por estes homens duraram cerca de trinta anos, para criar centros de irradiação do evangelho, o que é bastante curioso é que nós levamos cerca de 500 anos para fazer o mesmo que eles, e um pouco mais, isso sem levar em consideração que ainda existe no Brasil, etnias que não foram alcançadas pelo evangelho, que de certa forma não representa expressividade em eu número, mas que não merece ser desprezada pelos cristãos da contemporaneidade, uma vez que, a ordem de Jesus com relação a ir por todo o mundo e pregar o evangelho deve ser obedecida à risca.
             Uma vez que a evangelização não pode parar, pois nascem gerações e acabam gerações, dai a importância de se trabalhar bem, a questão da importância da disseminação do evangelho nos dias de hoje, preparando os obreiros para este árduo e cansativo trabalho. Além da evangelização, existe a reevangelização que é o ato contínuo e persistente de repetir reiteradas vezes a mensagem salvadora do evangelho a luz do que esta escrita no livro de Apocalipse 3.20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo”.
            Para melhor compreender o conceito de evangelização, temos a definição do historiador J. Adwin Orr: “Evangelizar é apresentar Jesus Cristo no poder do Espírito, de tal maneira que os homens possam conhecê-lo como salvador e servi-lo  como Senhor, na comunhão da igreja e na vocação da vida comum”.
            A palavra evangelho, deriva do grego euangelion, que quer dizer boas novas, sendo esta palavra transformada em ação é euangelizomai, que quer dizer, anunciar, proclamar, trazer boas notícias. Mesmo tendo este significado, de associação a coisas boas, no entanto, a bíblia não traz um resultado numérico otimista, uma vez que assim está escrito “muitos serão chamados, mas poucos escolhidos” (MT 20.16).
            Talvez esta previsão nos de um pouco da dimensão das dificuldades existentes no trabalho de evangelização, pois existe uma verdadeira batalha a ser travada entre os evangelistas, missionários, pastores e membros do corpo de Cristo nesta missão. Que deve ser sempre acompanhada de uma comunhão com Deus e com a constante meditação na palavra de Deus, e sempre cientes de que não é palavra dita por nós que convencerá alguém a se convencer, nem muito menos nossos argumentos, sendo esta tarefa única e exclusivamente do Espírito de Deus. Porem, somos semeadores, que devemos fazer nossa parte, semeando a boa e fiel palavra com vistas a ver mediante a fé estas mesmas sementes germinar e dar frutos.
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário